sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos namorados "alone"


Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que solidão é mais um estado de espírito do que estar realmente sozinho.
Você pode se sentir solitário estando entre mil pessoas ou até mesmo namorando. E também pode ter momentos solitários, mas não de solidão, visto que existem muitas pessoas que são sozinhas e amam a vida assim. Apesar de serem sozinhas, não sentem solidão.
E foi pensando nisso que decidi que neste dia dos namorados (o primeiro que passo sozinho durante muitos anos) não iria sentir solidão, apesar de estar sozinho.
Então decidi que Belém seria a minha namorada! Eu namoraria a cidade e nós seriamos muito felizes!
Me arrumei todo pra Belém, ela merecia! E fui ao shopping me encontrar com um carinha que tinha conhecido pela internet, mas que não tinha despertado em mim um grande interesse, ah não ser por se muito bonito. (já deu pra perceber que eu não sou tão fiel a Belém)
O shopping simplesmente respirava e exalava o dia dos namorados!! Eram casais heteros e gays espalhados por todos os cantos, e sempre ensacolados.
Um dos casais que vi usavam a mesma camiseta com uma foto deles e a seguinte frase: SUPER NAMORADOS!! E por um segundo, apenas por um segundo senti uma pitada de inveja! Logo sacudi a cabeça e passou! Era a hora de comprar um milkshake de morango com cobertura extra!!
Sentado na praça de alimentação e degustando meu milkshake sozinho, mas não solitário, reparava as pessoas que passavam, as roupas ridículas que alguns usavam e avaliava minha relação de quase 30 anos de namoro com Belém.
Quando um casal sentou-se na mesa em frente a minha e fez ali mesmo a troca de presentes!! Ah não! Isso já é demais! Eu tinha que levantar!! Mas não levantei, deixei que o sentimento de inveja durasse só um segundo, e se foi...
De repente minha relação com Belém ficou meio abalada e eu já não aguentava mais ficar ali, estava me sentindo como o Nemo (perdido e só querendo voltar pra casa).
O cara já tinha me dado um bolo legal e no fundo eu até agradecia. Então resolvi fechar minha noite de sábado na cama com guloseimas, refrigerante e a sexta temporada de Lost! Era o dia dos namorados perfeito!
Eu me divertia sozinho e percebia que não precisamos de outras pessoas pra sermos completos e realizados. Que é ótimo ter uma pessoa especial em nossas vidas, mas que às vezes não existe nada melhor do que simplesmente rir sozinho!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ex namorados e amigos

Eu sempre fui da seguinte opinião, não é porque não demos certo como namorados que não poderemos ser amigos, colegas, ou simplesmente mantermos contato.
Nunca gostei de excluir pessoas da minha vida. Tanto que me tornei muito amigo de meu primeiro namorado e mantenho uma relação cordial com todos os outros ex.
O fato é que nem sempre é fácil modificar uma relação. Transformar um namoro em amizade não é tarefa das mais fáceis, principalmente no inicio quando não sabemos muito bem como nos comportar, o que falar.
É difícil pra qualquer pessoa ter um grau de intimidade grande com alguém e depois ter que fingir que não é tão intimo assim. Isso é muito estranho!
Estamos acostumados a ganhar intimidade com as pessoas no decorrer do tempo e não o contrario.
É no mínimo esquisito não poder mais agarrar e encher de beijos aquele que um dia foi "seu", ou dizer um simples abraço no fim de cada telefonema, quando que antes eram muitos e muitos beijos e vários eu te amo!!
Como me comportar quando o encontrar novamente? Será que dou um aperto de mão ou um abraço? Será que ainda posso abrir a geladeira dele agora que somos apenas amigos?
Relacionamentos que eram baseados na amizade e cujo os dois tinham muito em comum é mais fácil de se levar, basta falar de um filme que os dois gostam, uma serie televisiva, musicas e pronto! Já temos assunto!!
Mas o que fazer quando a única coisa que nos ligava era o namoro que agora não existe mais? Quando é o momento de falarmos do carinha que estamos conhecendo? E será que estamos preparados para ouvir o que ele anda fazendo?
Devido tudo isso muitas pessoas preferem se afastar, acham que o melhor mesmo é excluir o fulano da vida. Acreditam que esta é a forma de sofrer menos.
Não acho legal tirarmos de nossas vidas alguém que durante um certo tempo foi tão importante pra nós.
Se é difícil manter um contato de inicio, o ideal é conversar abertamente e deixando claro que num futuro próximo poderemos ser amigos.
Quem ler o blog sabe que terminei recentemente um relacionamento de quase quatro anos e estamos tentando ser amigos, o que não é nada fácil, visto que tudo se torna mais difícil quando o sentimento ainda existe.
Terminamos a pouco mais de um mês e de la pra nos vimos apenas uma vez pra devolvermos nossos objetos pessoais e termos a "ultima conversa".
Nesse período afastados nos falamos pouquissímas vezes por telefone, mensagens e MSN.
Tínhamos combinado antes mesmo do namoro acabar que iríamos ao cinema juntos ver Sex and the city 2,  pois temos um amor imenso pela série e consequentemente pelos filmes.
Este plano continuou vivo mesmo após o termino, e eu pensava sempre como seria esse dia. Como me comportaria, se teríamos assunto, se eu iria perceber no olhar dele algum resquício de tudo que  vivemos.
E o dia chegou! Cheguei ao local combinado ao som da música tema do filme que tocava no exato momento que eu caminhava até ele. 
Enquanto ele sentado em uma das mesas da praça de alimentação me fitava da cabeça aos pés. De repente era 2007 novamente! Estava ali o Za za zu com certeza!
Papos meio sem pé nem cabeça e um certo desconforto de ambas as partes e pronto! Estávamos sentados vendo Carrie Bradshaw tendo uma crise de personalidade. A personagem sentia falta do que um dia foi! E eu também!
Ao término do filme saímos pra comer algo, um papo meio "não podemos nos aprofundar" e chegou a hora de dizer tchau!
Nos despedimos na rua, olho no olho! Quando eu disse: "Já que você é mais ocupado do que eu, então vou esperar seu telefonema para nos vermos novamente! Um telefonema, uma mensagem, um sinal de fumaça!!" Aff! Por que disse isso?? Mas enfim, eu dei as costas e fui embora! (sem olhar pra trás!)