sábado, 3 de abril de 2010

Perdoar não é esquecer!


Uma vez assistindo uma novela qualquer vi uma cena em que uma personagem falava:
"Eu perdoou tudo, mas eu não esqueço nada!"
E eu me peguei pensando nesta frase. Será que perdoar não é esquecer? Perdoar não é deixar todas as coisas ruins de lado e darmos um novo começo?
Hum... Só sei que em relacionamentos amorosos nem sempre o perdão vem junto com a amnésia.
O fato é que existem pessoas que por mais que perdoem de coração, não conseguem nunca esquecer o erro cometido.
Estas pessoas na verdade estão dando mais uma chance a relação, mas não esquecendo os vacilos do parceiro.
E perdoar pra elas não quer dizer: "Eu esqueço o que você fez e agora seremos felizes para sempre!"
Perdoar pra essas pessoas é: "Eu te dou mais uma chance, mas as coisas vão mudar agora! Não confio mais em você!"
E é bom que este parceiro que foi "perdoado" se prepare para o novo namorado que surgiu pós perdão.
É pura ilusão acreditar que depois de um vacilo e ter sido perdoado as coisas voltarão a ser como eram antes. Isso é uma quimera!!
Entra aí aquilo que já falei em um post anterior, a tal da confiança que é como cristal.
Por tanto meu amigo, o negócio é tentar nunca pisar na bola, caso contrário bye bye pra aquele relacionamento que você adorava!! E não adianta tentar mostrar a todo instante o quanto é digno desse amor, ele jamais te enxergará com os mesmo olhos! Você será para sempre aquele que errou, que pisou na bola!
E isso sem falar que a cada briga ele te jogará na cara aquilo que perdoou, mas nunca esqueceu!
Mas sabe o que eu tava pensando? Eu penso que quando perdoamos nosso companheiro por algum erro que seja, na verdade não estamos o perdoando. ni não!!  Estamos nos permitindo mais uma chance!
O ato de perdoar não é egoísta! Por mais que perdoemos muito por nós mesmos, pois o perdão sem dúvida traz uma sensação de paz e de alivio, sempre perdoamos porque também pensamos no outro, no sentimento que temos por aquele que merece o nosso perdão.
E não é isso que acontece quando perdoamos uma mancada do nosso namorado. Nunca pensamos nele!Pensamos apenas em nós mesmos! 
E se perdoamos é porque sabemos que no momento não temos forças o suficiente pra seguirmos sem ele.
Sabemos que a dor de ficar sem o ser amado é maior que a dor de conviver com alguém que errou e que pode vir a errar novamente.
Quando perdoamos um namorado, estamos dizendo: "Eu não tenho forças pra terminar com você agora. E é por precisar de ti que te perdoou!"
E depois desta falha, aquele que perdoou vai se fortalecendo com o tempo. Por isso não se espante se por muito menos ele não te perdoar na próxima vez!

3 comentários:

  1. Amigo!

    Vou ler esta postagem até o fim, prometo! Sempre o faço!

    Mas para responder de forma imparcial, logo que cheguei à pergunta que você fez: "Perdoar não é sofrer?"

    Tratei de escrever.

    Esquecer deveria ser impossível. Infelizmente, não é!

    Indo para São Pedro na sexta-feira, sentei ao lado de uma senhora e, diferente do que sempre aconteceu nesses últimos anos, me vi conversando o caminho todo!

    Falamos de tudo e mais um pouco. Foi muito bom! A Lida foi uma pessoa com a qual valeu a pena ouvir e falar durante 3 horas.

    Ok. Não não é pra se assustar! Eu só me vejo fazendo isso quando o prazer é recíproco.

    Em dado momento eu lhe disse que há muita gente que brada "Eu não me arrependo de nada desta vida". Bobagem! Estúpido!

    A menos que nunca se tenha dado um fora, feito uma escolha errada, dito ou feito alguma coisa injusta, a gente deve se arrepender, sim!

    Mas o ato de se arrepender deve ser bem entendido, ou vida um castigo. Ter se arrependido é o mesmo que ter aprendido com uma má experiência.

    O arrependimento tem relação com memória. Quem se arrependeu, lembra de ter interferido em algo cujo resultado não se mostrou positivo; Não foi moral.

    Mas o "poder" do arrependimento, como lembrança e - acima disso - como aprendizado, acaba aí.

    Se arrepender não significa carregar o remorso, um peso qualquer até o presente e talvez até o futuro. Não! O erro, o deslize, enfim, o que se ignorava aconteceu no passado e no passado deve ficar. A lição é que deve - espera-se - ter sido assimilada.

    E nós devemos - se for sincero - perdoar, sim! No perdão se subentende que a ação de alguém não foi correta, mas se enxerga a pessoa como MAIOR que seu ato.

    Ninguém é a soma de atos. E é fácil! Veja: Como nos arrependemos por nossos próprios atos, é porque - intimamente - reconhecemos que há uma desarmonia entre o que fizemos e o que a nossa ética/ moral diz ser válido ou não.

    Então... Será que o outro não pode ter agido diferente do que ele "é"? Será que ele não é mais do que aquela ação/ discurso infeliz?

    Se em nosso juízo descobrimos que Fulano não é apenas maldade, que há ações positivas...

    Oras! Perdão é pra isso!

    Apenas não esqueça (ou pode se arrepender!) do que passou. A confiança é algo que deve ser construída uma vez que se desmoronou. Esteja neutro: não confie nem desconfie.
    Seja franco e veja com a relação se restabelece.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, você é uma pessoa se grande sabedoria, suas palavras sempre tocam fundo ! E em assuntos que sempre tem tudo a ver com o que vivemos e sentimos. Adoro seu blog, e embora nem sempre comente, saiba que curto cada post, quando leio, me sinto como se estivesse conversando com um amigo de longa data. Te adoro ! Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. Amigo Luck! Como sempre arrasou no comentário! Que alías são tão bons que até poderiam ficar no lugar do próprio post rsrs...

    E vc Vitor? Nossa eu fiquei todo besta aqui com suas palavras!
    vc não tem ideia do quanto é bom escrever algo que sinto e de repente saber que isso tocou fundo em alguém!
    Fiquei muito feliz em saber que vc gosta do meu blog, das coisas que escrevo...Mas fiquei mais feliz ainda quando vc disse que tem a sensação de conversar com um amigo de longa data ao ler cada post, pois isso mostra a assimilação da linguagem clara, simples e precisa que é a que faço questão de ter!
    Abração e continue dando uma passada por aqui!!

    ResponderExcluir