sábado, 15 de dezembro de 2012

Quem disse que amar é fácil?



Quando iniciamos uma relação nem imaginamos a quantidade de coisas que estão por vir... 
A quantidade de dificuldades que teremos que superar, o ciúme que as vezes desgasta a relação, o  próprio desgaste natural do relacionamento e por aí vai...

O fato é que quando existe amor e a vontade de estar junto for maior do que qualquer outra adversidade vale a pena lutar.
Eu sou totalmente contra a "amores masoquistas". Tem gente que precisa da dor para sentir o amor. Eu não sou assim e nunca serei.
Tenho dois amigos que só conseguem se sentirem envolvidos com alguém se a pessoa for complicada. Nossa, a vida já é tão complicada quero não quero alguém complicado ao meu lado para dificultar mais ainda meu dia a dia, quero alguém que seja uma boa companhia para os dias de complicação.

É óbvio que sofrer por amor faz parte, por isso digo que namorar é para os fortes. Tem que ser muito forte para viver a mercê de ser traído, para amar tanto alguém que de repente pode não te dar valor, para abdicar de muitas coisas em nome de uma relação... Mas quando você toca o ser amado, beija seus lábios, faz amor e depois fica com os olhos brilhando, tudo isso compensa! 

É irônico que um dos meus amigos que só consegue gostar de pessoas difíceis não consegue lidar com as  dificuldades.  Ao primeiro sinal de coisa ruim ele quer "abandonar o barco". 
Pessoas assim nunca terão um relacionamento duradouro. Será que seus avós continuam juntos até hoje porque foram uns "putas" de uns sortudos e nunca tiveram uma briga há mais de 50 anos? Ou será que foram fortes para enfrentar todas as dificuldades que passaram?

Quando eu amo, amo por inteiro, me entrego! Só sei amar assim, não sei amar mais ou menos.
Pessoas como eu tendem a sofrer de carência e de frustrações quando estão envolvidas. Mas é algo que devemos trabalhar em nós.
Não podemos deixar alguém que nos ama só porque esse alguém agiu como nunca agiríamos com ele. As pessoas não são uma extensão da gente. Elas possuem suas próprias personalidades e seus próprios conceitos do que é certo e do que é errado, temos que saber lidar com isso se quisermos namorar em paz.
Um namoro justo consiste em respeitar a individualidade do outro. E entendendo que por mais que alguém te ame ele vez ou outra vai te frustrar, faz parte!

Amar alguém é meio que deixar um pouco de ser seu próprio dono. É ter uma pessoa que veio do nada e que de repente tem o poder de te deixar bem ou de acabar com você. Nos tornamos quase que dependentes do jeito de ser de quem amamos.

Se você amar alguém ficará triste quando este alguém estiver também, ou quando ele não te tratar tão bem como você gostaria. E saber que ele é a única pessoa no mundo que tem o poder de te deixar melhor talvez te amedronte, mas lembre-se que em momentos de medo, pavor e incertezas ele é a primeira pessoa que você pensa, e quem sabe o único que pode te acalentar. Talvez isso faça dele a pessoa certa, e talvez isso te mostre que amar dói sim, mas viver sem ter quem amar dói mais ainda!

2 comentários:

  1. oLÁ Amei seu poste, sou recente por aki e me identifiquei muito com um poste seu de de 2009 sobre mulheres que se apaixonam por gays, pois foi o tema de minha ultima publicação! abraços e me segue?
    cravosqueamamcravos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mas como separar o ciúme de começo de relação com amor masoquista? Será que estou nessa de curtir só se o amor me proporcionar dor? Quero não!!! Marco Aurélio - PE

    ResponderExcluir