segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Contei pra minha mãe. E agora?

É certo que todas as mães amam seus filhos, mas nem todas são capazes de aceitar a condição sexual desse filho. E apesar de falarem que mãe é tudo igual e só muda de endereço, neste caso não é bem assim...
É possível que você veja que um amigo se assumiu e a mãe dele aceitou numa boa, mas isso não quer dizer que a sua aceite do mesmo jeito.
Várias mães aceitam de formas diferentes essa situação.
Tenho um amigo que a mãe aceitou bem e até piadas fazem em cima do assunto.
Meu namorado ao contar pra sua mãe ela também aceitou sem grandes problemas. E ainda o encheu de perguntas como perda da virgindade, amores do passado, preferências sexuais e etc...
E existem mães como a minha. Que aceitou mas prefere fingir que nada aconteceu.
Nós nunca tocamos no assunto e agimos como se não tivéssemos tido essa conversa.
Confesso que depois de ter contado senti a necessidade de parar de fingir o tempo todo e agir de uma maneira aberta, mas ela preferiu que não fosse assim.
E isso me deixava com inveja de meu namorado, onde a mãe dele achou melhor não fingir que nada aconteceu.
Mas aí pensei que não poderia exigir de minha mãe nada. Porque nunca podemos exigir nada dos outros, do mesmo jeito que minha mãe não pode me cobrar ser heterossexual eu não posso cobrar dela que aceite minha homossexualidade.
As pessoas só dão aquilo que elas podem dar!


Em Queer as folk Debbie tem muito orgulho de seu filho Michael, que é homossexual assumido.
A personagem bate no peito dizendo que sente muito orgulho do filho gay. E é praticamente uma militante em causas a favor dos homossexuais.
Em um determinado momento da série Debbie diz para uma mãe que não estava querendo aceitar a homossexualidade do filho: "Todas nós mães sabemos quando nossos filhos são gays. E por isso pra facilitar a vida deles nunca devemos perguntar, você é gay? Nós devemos simplesmente dizer EU SEI! E assim tira-los da difícil tarefa que é contar para nós"

Quem dera se todas as mães fossem como Debbie? Como seria bom sermos aceitos pelo o que nós somos sem fingimentos.
As pessoas de uma maneira geral tem dificuldades de aceitar a homossexualidade porque não a vêem como uma condição de um individuo, mas como uma opção!
E eu já disse aqui antes e vou repetir: Ninguém escolhe ser gay!
Não é opção de ninguém ser gay, porque ninguém em sã consciência optaria por sofrer preconceitos e ter que fingir o tempo todo ser quem não é para poder ser aceito e amado.
Uma vez vi na tv uma pessoa falando que o preconceito da família contra o homossexual é o pior preconceito de todos. Porque o negro, o pobre, o gordo que sofrem o preconceito na rua são acalentados dentro de casa. E o gay que sofre preconceito na rua também sofre em casa!
E assim ficamos sem nossa base, sem nosso alicerce que é a família! Por isso o apoio da família, e em especial da mãe é fundamental.
A primeira coisa que uma mãe pensa quando o filho dela diz que é gay é "onde foi que eu errei!"
É normal que de inicio elas se culpem e achem que o filho é gay por alguma coisa que elas deixaram a desejar. Mas com o tempo vão percebendo que não existem culpados, e que o filho é gay simplesmente porque é!

É verdade quando dizem que a mãe sempre sabe. Na verdade a mãe sabe de tudo de um filho. E sabe quando ele é homossexual.
Se não o coloca contra a parede é porque não quer ouvir aquilo que já sabe!
As mães em geral não tem dificuldades em aceitar o filho gay. Elas nos amam e nos aceitam de qualquer jeito. Mas elas sabem que a sociedade não vai aceitar. Elas tem medo que o filho sofra com preconceitos e discriminações.
Mas as mães devem parar pra pensar que sofreremos preconceitos de qualquer jeito. Só que se elas estiverem do nosso lado será ainda mais fácil!
Uma vez vendo um documentário que falava sobre esse assunto, uma mãe disse: "Se todas as mães percebessem que o filho gay é o mais carinhoso de todos. E entre tantos filhos heteros eles são os que mais nos tratam bem, nunca discriminariam estes filhos. Porque são eles que ficarão com nós quando ficarmos velhas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário