terça-feira, 24 de maio de 2011

Somos de mundos diferentes


Se He-man e Lion fossem gays será que eles poderiam ser namorados? He-man vive em Etérnia e Lion é de Thundera. Ambos pertencem literalmente a mundos diferentes, mas são parecidos por serem heróis e lutarem pelo bem. Então são tão diferentes assim?

Referencias oitentistas a parte, será que é possível que pessoas muito diferentes possam viver uma relação madura e feliz? Ou será que o diferente atrapalha o namoro e faz com que o mesmo não vingue? E quem sabe se analisarmos mais de perto não percebemos alguma semelhança por mais diferente que pareça?

Eu sempre fui do conceito de que os diferentes se repelem. Sempre me senti atraído por pessoas mais ou menos parecidas comigo. De classe social parecida, religião, gostos, conceitos de vida, pensamentos...
Mas o que fazer quando a vida te prega uma peça e você se apaixona por alguém que parece em nada ter a ver com você?
Será que essa relação tem futuro? Será que devemos arriscar mesmo assim? Será que o diferente sendo visto por um outro ângulo pode até se tornar um atrativo?

O fato é, que em muitos casos fica quase que impossível de se conviver com as grandes diferenças do parceiro.
Eu por exemplo amo ler e adoro cinema, como conseguiria namorar alguém que dorme durante um filme e nem sabe quem é Oscar Wilde ou Dan Brown?
Amo MPB e musicas internacionais romanticas, então será que conseguiria conviver com uma pessoa que tem como estilo musical tecnobrega e calypso?
Sou caseiro e um dos meus programas favoritos é ficar em casa vendo um dvd. Mas para muitos isso é "programa de índio", pois diversão mesmo para eles é cair na balada no sabado a noite. Poderia então deslumbrar um romance com esse tipo de gente?
O que pesa mais, as diferenças ou amor que une o casal?
Alguém já disse certa vez que só amar não basta. Não seria esse o motivo de muitos casais terminarem mesmo se amando?
Quantas vezes já vimos casais que sabemos que gostam um do outro, mas simplesmente não funcionam no dia a dia?
As brigas são constantes e as diferenças se acentuam cada vez mais.

Tenho um amigo que é casado com um cara que tem os mesmos gostos dele, o mesmo estilo musical, o mesmo conceito de lazer e a mesma maneira de ver o mundo. Mas tanta semelhança não impede que eles briguem toda a semana.
Então seria a semelhança a "formula do amor"?

Meu atual namorado vem de um mundo diferente do meu. No mundo dele Salinas é opção no verão. No meu mundo, Salinas fica apenas na Zona do Salgado e ponto.
O Rio de Janeiro que ele já conhece bem, eu conheço apenas o que as obras do Maneco mostram.
Ele é da folia, do axé, da Cláudia Leite. E seu grande sonho é um dia passar o carnaval em Salvador.
Eu sou da minha casa, do meu quarto, da minha cama! E meu grande sonho? É sobreviver a tudo isso!
No passado enquanto ele curtia os meachutas da vida, eu curtia os dvds que pegava na Fox.

No dia que nos conhecemos, ele me liga na hora em que eu estava saindo do dentista na Humaitá, e diz que está indo buscar a irmã pequena no colégio que se encontra atrás do Bosque Rodrigues Alves. Percebemos então que estávamos próximos. E eu sugiro ir até o seu encontro, quando ele faz a pergunta: "Você está de carro ou de táxi?"
PÁRA TUDOOOOOOOOO!! Não existe a alternativa C? Que no qual seria o ônibus?
Me senti cheirando patchouli em lugar onde todos cheiravam a Chanel nº 5.

Com tudo isso se faz pensar que não nos damos bem correto? Errado!
Todas essas diferenças em nada atrapalham o nosso namoro.
E por incrível que pareça nunca encontrei alguém com quem meu convívio tenha sido tão bom. Nem com aqueles que eram quase que a minha cópia.
Nós como casal aprendemos a lidar com nossas diferenças. Um acaba se enquadrando na vida do outro para que a relação flua.
Aprendemos a abdicar de coisas em prol do nosso namoro. É claro que não mudamos a nossa essência, mas adaptamos nossas personalidades em função do nosso relacionamento. E assim nossos mundos diferentes ficaram mais próximos. E a tão procurada felicidade foi encontrada!

3 comentários:

  1. A dor que mais dói é a gente não entender "quanto dura o amor". Esse foi o nome de um filme que vi há mais de um ano e, com todas as riquezas das histórias não lineares, com os não-dizeres, o que vi foi a reapresentação do drama de todos os tempos.

    Drama justo, por sinal! Nada contra!

    Parecidos ou diferentes? Será que a questão basta para que haja relação amorosa?

    Talvez ela seja parte da resposta. Talvez a pergunta tenha de ser outra...

    Talvez não haja resposta.

    ResponderExcluir
  2. "Os opostos se distraem .Os dispostos se atraem"

    ResponderExcluir