sábado, 10 de outubro de 2009

Pode-se mudar a essência?

Você já parou pra pensar se é possível realmente uma pessoa mudar? Tem como o galinha um dia se aquietar e ter uma relação monogâmica? É possível que uma pessoa má se torne boa? Que o mentiroso se torne confiável? Ou será que estas pessoas só estão usando mascaras que escondem seu verdadeiro eu?
Eu tinha um amigo que amava tanto o sexo com vários parceiros quanto a vontade de um dia ter um namorado. Mas peraí esses gostos não são contraditórios? Como uma pessoa pode gostar tanto de uma vida libertina e ao mesmo tempo levar um namoro sério?
Na verdade o meu amigo queria apenas as coisas boas que elas ofereciam. O sexo casual e gostoso com desconhecidos e o romance idealizado com o homem perfeito. Pobre amigo! Nunca percebeu que nesta vida não se pode ter tudo! Mas o fato é que ele dizia que no dia que encontrasse o cara perfeito desistiria desta "vida bandida". E digamos que ao longo de nossa amizade passaram pela vida dele muitos caras "perfeitos" que em breve foram trocados pelos imperfeitos que faziam um bom sexo!
Mas será que não existe também aquele tipo de pessoa que já curtiu muito na vida e agora quer mais é sossego? Ou aquele tipo que já mentiu muito e agora quer viver mais tranquilo sem as complicações que as mentiras trazem? Ou até mesmo aqueles que já fizeram muita maldade e tendo se arrependido querem agora viver fazendo o bem? Bom...Você nunca saberá das reais intenções destas pessoas se em primeiro lugar não der uma chance a elas. Você nunca saberá se alguém mudou de verdade se não lhe der a oportunidade para que esta pessoa lhe prove isso!
Então sinceramente acredito que existem pessoas capazes de mudar de verdade sim, mas também acredito naquelas que para sempre usarão mascaras, afim de encobrir suas verdadeiras faces.
Sendo assim cabe a você lançar seu olhar mais atento para não correr o risco de ser enganado, mas nunca deixando de confiar no ser humano. Mesmo quando a fábula da rã e o escorpião diz o contrário.


O escorpião resolveu mudar-se de onde morava e por isso saiu a procura de um lugar que lhe agradasse. No caminho ele encontrou um rio, e como sabia que não conseguiria atravessá-lo, propôs a uma rã que ela o levasse em suas costas até ao outro lado. Mas esta conhecia a má fama que acompanhava o escorpião, e por isso perguntou desconfiada:

-Como eu posso ter certeza que você não vai me matar? O escorpião respondeu maneiroso:
-Bobagem você ter medo de mim, porque é evidente que se eu lhe matar, também morrerei.
-E quando chegarmos ao outro lado?
-Aí, então, eu estarei tão agradecido pela sua ajuda, que com toda certeza não pagarei com a morte a gentileza recebida.
Os argumentos do escorpião eram lógicos, e por isso a rã ficou convencida de sua sinceridade. Por isso permitiu que ele se acomodasse em suas costas. E os dois iniciaram a travessia. Mas quando chegaram ao meio do rio o escorpião deu uma ferrada mortal na rã, que ao sentir a dor da picada perguntou por que ele havia feito isso, pois agora os dois iriam morrer. E o escorpião respondeu:
-Desculpa, mas não pude evitar. Essa é a minha natureza!
E os dois afundaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário