sábado, 29 de agosto de 2009

Gays da tv (fictícios)


Muitos personagens gays já brilharam na telinha!
Alguns dos nossos representantes foram muito bem aceitos pelo público, e outros nem tanto.
Tá certo que a maioria dos gays mostrados na tv são estereotipados e não mostram a realidade dos gays. Mas abafa!
O que importa mesmo é que nossa classe sempre é lembrada nas novelas. E em algumas vezes tais personagens chegaram até ganhar a torcida do público para ficarem juntos no final.
Mostrar os gays nas novelas é ótimo para diminuir este preconceito e fazer com que as pessoas vejam que nós também existimos e não somos como muitas vezes elas pensam!
Eu fiz uma lista dos personagens gays mais significativos (pelo menos pra mim) e aí estão eles:
Em 1997 Odilon Wagner dava vida ao bissexual Rafael Fontes, que depois de anos de casamento com Virgínia (Ângela Vieira) se apaixona por um garotão.
O personagem mostra a realidade de muitos caras gays que chegam a constituir família e levam uma vida digamos assim paralela a sua vidinha de hetero. Fazendo com isso uma família inteira sofrer (esposa e filhos) por simplesmente não ter lutado antes por sua condição sexual, sua identidade!
O personagem não causou um alvoroço tão grande assim na época, talvez pelo tema ter sido abordado com muita sutileza por Manoel Carlos.
Em 1998 o público tirava do ar as personagens Leila Sampaio (Sílvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) por não aceitaram um casal lésbico em pleno horário nobre!
E olha que o autor não pensava em colocar na boca das personagens frases como: Eu te amo!
E muito menos fazê-las se beijar ou coisa parecida.
E isto sem falar que eram duas mulheres super femininas e que levavam uma vida "correta", sem margens para serem caracterizadas como sapatões machudas ou pessoas de má índole.
Mas o preconceito venceu e as personagens foram retiradas da novela!
Agora no ano de 2003 para surpresa geral o público aceita e chega até torcer pelo romance das meninas Clara (Aline Moraes e Rafaela (Paula Picarelli) que lutavam por seu amor proibido contra a mãe de Clara que passou a ser vista pelo público quase como uma vilã.
Era o preconceito perdendo espaço e o público aceitando mais o "diferente".
Talvez graças ao grande Manoel Carlos que fez de inicio o público se apaixonar pelas personagens e deixar meio que subtendido que ali existia mais que uma grande amizade.
Depois que as personagens caíram na graça do publico, era hora de mostrar pra todos que se tratava de um casal lésbico!
Em 2005 era a vez de Júnior de América da o ar da graça. Aliás o personagem era cheio de graça e quase um gay estereotipado.
Ele era super meigo, tinha alguns trejeitos mas mesmo assim não foi odiado pelo público. Muito pelo contrário, todos torciam para que no final acontecesse o tão falado beijo entre Júnior e o peão Zeca, o que acabou não acontecendo, visto que a emissora não teve coragem de colocar em pleno horário nobre um casal gay se beijando (mesmo os atores já tendo gravado a cena)
Mais uma vez ganhou o preconceito!
Na novela Paraíso Tropical em 2007 um bonito casal gay e super discreto surgia.
Carlos Casagrande era Rodrigo e Sérgio Abreu era seu parceiro Tiago que moravam juntos e mantinham uma relação sólida de anos.
Vivendo como casados eles eram gays assumidos para seus familiares e amigos, e talvez por sua postura integra e correta de não exibirem esta relação em público eram muito respeitados por todos.
Isso sem falar que não tinham nada daqueles gays estereotipados que a tv gosta de mostrar. Muito pelo contrário. Eram bem másculos e em nada lembravam aqueles gays afeminados que todos nós conhecemos e que muitas vezes são vitimas de preconceitos por serem assim.
Quem via os personagens juntos na praia, na rua ou no shopping pensava que ali eram dois amigos e nunca um casal gay, devido a grande discrição dos rapazes!
É isso aí pessoal! Peço desculpas aqueles que não viram aqui outros gays da tv que também fizeram muito sucesso como Lulu em "Barriga de Aluguel", Sandro e Jeferson em "A próxima vitima", Ariel Britz em "Desejos de mulher", o hilário Ubiracy de "Senhora do destino" e o querido Bernardinho de "Duas caras" entre muitos outros...É que realmente não teria espaço aqui para colocar todos aqueles que brilharam na telinha e a deixaram mais pink!

Nenhum comentário:

Postar um comentário