quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A dificuldade de demonstrar sentimentos



Já dizia William Shakespeare: "Com o tempo você descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
"


São muitas as pessoas que não sabem demonstrar seus sentimentos. Seria vergonha? Imaturidade? baixa estima? Não sei!
Algumas pessoas simplesmente não conseguem através de palavras ou atitudes demonstrar o quanto amam!
E isso é muito prejudicial a elas, pois elas sabem que amam, mas os seres amados não!
E estas pessoas ficam estigmatizadas como frias e sem sentimentos! Quando que na verdade apenas não sabem demonstrar este amor!
E se vêem cobradas a todo instante para demonstrar o carinho, o amor que sente pelas pessoas!

No filme Ghost, do outro lado da vida, a personagem de Demi Moore, Molly Jensen vivia reclamando para seu parceiro Sam Wheat, interpretado por Patrick Swayze o quanto sentia falta de ouvir um eu te amo da boca dele!
Preste atenção no diálogo dos personagens abaixo:
Molly: Sam, por que nunca diz que me ama?
Sam: Como não? Eu digo o tempo todo!
Molly: Não é verdade. Você diz idem! É Diferente. Poxa! Ás vezes eu preciso ouvir!
Sam: Tanta gente diz eu te amo não dizendo nada!
Fica claro no diálogo a dificuldade do personagem em demonstrar seus sentimentos e dizer uma frase que pode ser muito simples a algumas pessoas, mas que para ele é uma "batalha!"
Sam não consegue dizer a Molly o quanto a ama e inventou uma palavra que para ele possa ter o mesmo valor de um eu te amo! Ele diz idem, o que para ela não tem o mesmo peso!
Mas uma coisa que o personagem diz deve-se levar em consideração. Ele diz que muitas pessoas dizem eu te amo sem dizer nada!
O filme é do ano de 1990 e quase 20 anos depois as coisas continuam na mesma! Muitas pessoas banalizam o EU TE AMO! E dizem isso a tudo e a todos com a mesma facilidade e simplicidade de um simples OI!
Um eu te amo verdadeiro que vem do fundo da alma e do coração a gente sente quando é dito pra gente! E com toda certeza tem mais valor e significado do que um eu te amo dito como se diz bom dia!
Eu namorei há um certo tempo uma pessoa que sabia que me amava. Mas que não sabia demonstrar este amor! E eu precisava disso. Eu precisava perceber todos os dias que era amado. E por mais que esta pessoa tentasse e lutasse pra dizer o quanto me amava era difícil pra ela.
Mas quando ela dizia, era o eu te amo mais forte e impactante que já ouvi na vida! Era verdadeiro e vinha da alma!
Eu mesmo tenho a dificuldade de demonstrar meus sentimentos, não sei porque. Mas não sei dizer para amigos e familiares o quanto os amo e o quanto eles são importantes pra mim! Tenho vergonha disso. Tenho vergonha de parecer bobo e "sentimentalóide".
O curioso é que não tenho vergonha nenhuma em falar para a pessoa que estou namorando frases de amor. Sai com muita facilidade palavras e gestos doces para aquele que eu tenho como namorado, mas para meus familiares e amigos sou totalmente travado! E este com toda certeza era um dos grandes motivos que me fazia brigar com minha mãe. Ela dizia que eu não a amava, que eu não amava ninguém, que eu era frio e só gostava de mim! Mas eu sabia que eu a amava. A amava mais que tudo no mundo, mas que a mim mesmo! Mas infelizmente não sabia como demonstrar isso. Era uma luta quase que diária comigo mesmo!
E talvez por eu ser assim eu não exija tanto dos meus amigos e parentes uma demonstração grande de afeto e carinho!
A minha avó por exemplo nunca me deu um beijo, nunca disse que me ama e nem me chamou de netinho, mas eu sei que ela me ama mais que tudo! E que ela me ama do jeito dela! E ela pode não saber demonstrar amor destas maneiras, mas sabe demonstrar de outras. Lavando minha roupa com todo carinho, se preocupando com minha alimentação, me dando presentes...
Quando as pessoas perceberem que cada um dar de acordo com o que tem, todos serão mais felizes!
Aliás a única coisa no mundo que não se pode cobrar é sentimento, porque cobrado perde o valor, deixa de ser verdadeiro! E se você for esperto preferirá um IDEM VERDADEIRO, do que um EU TE AMO FALSO!

3 comentários:

  1. Parabens , texto muito bem elaborado , mas eu gostaria muito de conselhos para demonstrar meus sentimentos para o meu namorado , eu o amo mais que tudo só que eh tao dificil eu conseguir demonstrar isso para ele , e com isso ele fica chateado , e nao sei oque fazer :(

    ResponderExcluir
  2. Era tudo o que eu precisava para mostrar para o meu namorado, não sei mais o que faço as vezes acabo falando, por que ele me pede, mas não é sincero, é forçado sei lá não sei explicar.
    Mas em fim adorei parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, foi muito bem escrito e percebo que minha namorada é exatamente o que você descreveu acima... Parabéns

    ResponderExcluir